A FILOSOFIA DE MARKETING DA APPLE

Estratégia é saber servir ao cliente: conheça agora a filosofia de marketing da Apple!

Escrito pelo investidor anjo da Apple e mentor de Jobs Mike Markkula, destaca-se os 3 pontos chaves:

primeiro era empatia, uma conexão íntima com os sentimentos do cliente. "Nós vamos realmente entender suas necessidades melhor do que qualquer outra empresa."

segundo era foco. "Com o objetivo de fazer um bom trabalho das coisas que decidirmos fazer, devemos ignorar todas as oportunidades sem importância."

terceiro e igualmente importante princípio era imputar. Dizia respeito ao modo como as pessoas formam uma opinião sobre uma empresa ou um produto com base nos sinais que eles transmitem.

"As pessoas, de fato, julgam um livro pela capa"
, escreveu Markkula. "Podemos ter o melhor produto, a qualidade mais alta, o software mais útil etc.; se o apresentarmos de uma maneira desleixada, ele será percebido como desleixado; se o apresentarmos de uma maneira criativa, profissional, vamos imputar as qualidades desejadas."

A postura da Apple foi a de facilitar a vida dos usuários de computadores. Então os produtos Apple foram concebidos, projetados, desenhados e produzidos para o usuário comum de computadores.

Os produtos Apple apresentam alto desempenho quanto à usabilidade, facilitando, sobremaneira, o manuseio, por parte de pessoas que não são conhecedores muito profundos de tecnologia, de hardware e software.

Esta foi uma luta, desde o início da companhia, conduzida por Jobs. O que ele defendia era:

  • Empatia: conexão íntima com os sentimentos dos clientes, ou seja, em vez de introduzir uma bateria de acessórios e dispositivos que os aficionados em informática adoram, os computadores eram projetados para que o usuário comum tivesse um produto extremamente fácil de usar – e de configurar
  • Foco: devemos ignorar todas as oportunidades sem importância, ou seja, tudo o que pudesse ser algo a mais, porém que não contribuísse para facilitar o uso, não seria incluído.
  • Imputar: para o melhor produto, a qualidade mais alta, ou seja, proporcionar a mais alta qualidade dentro daquilo que tivesse sido definido como o melhor para o usuário comum.
 
"Nunca se deve abrir uma empresa com o objetivo de ficar rico. O objetivo deve ser fazer algo em que se acredita e fazer uma empresa que dure." - Steve Jobs