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Como abrir um e-commerce
Abrir um ecommerce é trabalhoso. Exige percorrer várias etapas, tomar decisões em tempo hábil e muito conhecimento sobre comércio e produtos. Porém, também é uma forma de criar uma versão virtual da sua loja física, começar um novo negócio ou simplesmente estar por dentro do que há de mais moderno no varejo virtual.
Encontrar a melhor plataforma de ecommerce para criar sua loja virtual, contratar um serviço de hospedagem, levar em consideração meios de pagamento e conteúdo para dispositivos móveis – esses são apenas alguns itens que você vai precisar levar em consideração para abrir sua loja virtual.
I. Como escolher um produto
Encontre um produto para vender
O primeiro passo é saber quais produtos você quer vender diretamente para um consumidor final (no formato b2c, business to consumer) ou para outros varejistas (no formato b2b, business to business). Sem dúvidas, esta é a etapa mais desafiadora de criação de uma loja virtual, portanto, o ideal é decidir tudo passo a passo.
Você vai vender usando dropshipping ou precisa de um fornecedor? Vai vender para um nicho específico de consumidores? Que tal abrir uma loja de camisetas? Quem sabe se dedicar ao ramo de café gourmet, para conquistar um consumidor bem específico?
Todas essas dúvidas devem ser respondidas antes que você comece a se aventurar pelo mundo das lojas virtuais – mesmo se já tiver experiência com uma loja física, acredite.
Valide a sua ideia
Como saber se os produtos que você escolheu têm demanda para vendas online? Por que seu consumidor final escolheria comprar na sua loja virtual e não em um marketplace maior, como Magazine Luiza, Casas Bahia, Mercado Livre ou a Amazon? Será que você está no caminho certo?
Não se preocupe, existem várias maneiras de validar um tipo de comércio, das mais simples às mais complexas. Hoje em dia, já conhecemos diversas estratégias que podem ajudar você a descobrir se seu negócio tem chance de faturamento antes que você mergulhe de cabeça em um projeto.
O importante é fazer as coisas com organização, portanto, se deseja fazer tudo da forma mais otimizada possível, conheça algumas estratégias usadas para validar ideias de produto e mercados em potencial.
O que mais vende em e-commerce?
Depois de consolidar sua ideia de produto, é hora de descobrir onde e como obtê-los. Você vai produzir seu próprio produto ou contratar um fornecedor? Vai vender dentro do Brasil, na América Latina ou para o mundo todo? Seu fornecedor também vai ser internacional?
Antes de mais nada, não se restrinja a produtos físicos somente – as possibilidades para as lojas virtuais são infinitas. Produtos digitais, por exemplo, são uma opção popular. Que tal aulas online ou um produto artesanal? Na crise econômica que estamos enfrentando há tantos anos, o que não faltam são ideias.
O essencial, porém, é montar uma estrutura ideal para você poder realizar vendas online com sucesso. Quesitos como logística, estoque, transações, faturamento, integração com marketplaces precisam ser escolhidos com cautela. Desde já, é preciso organizar uma lista de tarefas para você abrir sua loja virtual.
II. Pesquisa e preparação
Conheça a concorrência
Você encontrou o seu produto, validou seu potencial e já encontrou um fornecedor. Acha que acabou? Calma, a trajetória ainda é longa.
Muitos lojistas ignoram essa etapa, mas é preciso pesquisar detalhadamente a sua concorrência para saber quem está competindo com a sua loja e como você pode se diferenciar. Acredite, isso pode fazer uma grande diferença na hora do fechamento de um pedido.
Uma boa tática é usar as redes sociais a seu favor. Muitas lojas virtuais estão presentes no Instagram, Pinterest, Facebook e Twitter. Faça uma pesquisa inicial usando hashtags e palavras-chave relacionadas aos seus produtos para ver o que consegue aprender com seus concorrentes.
Outra ferramenta útil para um lojista nessas horas é a análise SWOT, que ajuda você a avaliar o potencial do seu ecommerce. Ela mostra o desempenho atual do seu negócio e faz previsões de curto e longo prazo. Veja a seguir alguns artigos úteis sobre esse e outros assuntos relacionados.
Elabore um plano de negócio para o seu comércio eletrônico
Feita sua pesquisa sobre a concorrência, vamos ao plano de negócios.
Ele nada mais é do que um roteiro que ajuda você a organizar suas ideias para poder migrar sua loja física para a internet ou criar uma loja virtual. Um plano de negócios é fundamental para você saber priorizar e alcançar novos clientes, atrair investidores, definir estratégias, prever obstáculos e muito mais.
Para entender melhor o presente (e o futuro!) da sua empresa, não há ferramenta melhor. Para ter uma loja de sucesso, use o plano de negócios como um guia para acompanhar seus índices de usuários, pedidos, estoque, ticket médio ou problemas no atendimento, por exemplo.
Aqui no blog da Rich St, temos diversos artigos com ótimas dicas sobre o assunto para você redigir seu plano de negócios. São diversas ferramentas disponíveis para empreendedores, mas avalie o que funciona melhor para a sua loja.
III. Como criar a sua empresa
Encontre o nome certo
Uma decisão difícil é batizar sua empresa com um nome simples mas criativo, além de escolher um nome de domínio adequado e disponível – sim, às vezes seu nome dos sonhos já tem dono. Na hora de escolher a plataforma de e-commerce que vai abrigar sua loja virtual, verifique se ela oferece serviços de hospedagem e registro de domínio, assim você terá menos trabalho.
Um slogan também é parte importante do seu branding. Apesar de parecer uma necessidade somente das lojas físicas e do varejo tradicional, vale a pena encontrar um slogan cativante para sua loja online. Ele vai ajudá-la a se destacar na multidão de milhões de lojas virtuais disponíveis.
Afinal, para atrair visitantes para o seu site e ver o que funciona ou não em comércio virtual, sua loja precisa de um estilo próprio, promovendo o interesse dos usuários e possíveis consumidores. Ou seja, o mesmo processo pelo qual uma loja física passa.
A Rich St oferece diversas ferramentas para você montar sua loja do zero, aproveite!
Crie um logotipo
Depois de escolher o nome e registrar o domínio, concentre-se em criar a identidade visual da sua marca. Com um logotipo simples mas impactante, você consegue passar uma ideia de caráter profissional à sua loja virtual, incentivando novas compras.
Não se esqueça de um item igualmente importante: o cartão de visita. Como geralmente ele é a primeira interação que as pessoas têm com a sua marca, é um bom modo de causar uma boa primeira impressão.
A Rich St oferece diversas ferramentas para criar um logotipo inesquecível para a sua nova empresa. O blog também tem diversos artigos com dicas e ferramentas para você montar a identidade da sua marca de forma simples, mas incrível.
Domine as táticas de SEO
Agora falta pouco para você começar a criar sua loja virtual. Um passo de cada vez, vamos lá. Nesse momento, é preciso entender os fundamentos da otimização para mecanismos de busca (SEO, na sigla em inglês) para estruturar seu site e as páginas da sua loja de forma inteligente. Dessa forma, eles vão ser encontrados pelo Google e por outros mecanismos de busca.
Para impulsionar as conversões da sua loja virtual e ranquear seu site na primeira página do Google, é preciso agir diretamente. Meta descrição, avaliações de clientes e uso de determinadas palavras-chave são só algumas das estratégias, afinal esse é um trabalho contínuo. Aqui no blog temos diversos artigos para ajudar você nessa tarefa.
Porém, SEO também envolve as redes sociais da sua empresa. A captação de clientes por esses canais de vendas, por exemplo, é uma estratégia bastante comum hoje em dia. No Instagram, além das hashtags, filtros e horários de postagens, muitas lojas virtuais tentam “roubar” os seguidores dos concorrentes – afinal de contas, se esse tipo de consumidor compra deles, pode comprar da sua loja também.
Procure aprender como esse conceito de três letrinhas funciona detalhadamente, dessa forma você vai poder receber mais pedidos e conquistar mais consumidores e visitantes.
Monte sua loja virtual
Agora que você já entende um pouco mais sobre mecanismos de busca e comércio eletrônico, é hora de montar a sua loja virtual. Existem inúmeros fatores a se considerar nessa etapa, atenção.
Empresas que vendem diretamente na internet têm que estar atentas a diversas questões para melhor atender o seu público. A escolha da plataforma de ecommerce correta é parte essencial dessa estratégia. É muito importante considerar opções de meios de pagamento como cartão de crédito, cadastro de usuários, segurança das transações, estoque, custos de frete e envio de produtos, entre diversos outros itens.
Lembre-se que o design do seu site tem que considerar tanto os visitantes como os usuários do seu site. Suas vendas dependem da eficiência da logística da sua empresa, é verdade, mas há itens da sua loja virtual que precisam estar bem azeitados para funcionar bem. Uma página de contato, valores de frete ou a história da sua marca podem influenciar a decisão de compra do seu cliente, portanto, atenção a todos os detalhes é essencial.
Outros aspectos como fotos de produtos, o que fazer com carrinhos abandonados, políticas de frete, integração com marketplaces, serviço de atendimento ao consumidor, gestão de pedidos e do estoque também podem fazer uma grande diferença no seu faturamento final.
Mas não se preocupe, aqui no blog da Rich St temos diversos artigos que vão ajudar você a organizar a estrutura completa da sua loja virtual. Dessa forma, só vai ser preciso se preocupar com mais alguns aspectos do seu negócio para você poder realizar muitas vendas.
Se ainda assim você tiver dificuldade de configurar sua loja, não se preocupe: é só falar com os nossos especialistas no Brasil.
Escolha seus canais de vendas
Vender onde já existem consumidores comprando é uma das melhores formas de alcançar novos clientes. A combinação certa da sua loja com canais de vendas populares vai depender dos tipos de produto que você vende e dos seus clientes ideais. Porém, existem várias opções disponíveis que podem ajudar.
Se você já tem um site ou blog de sucesso, por exemplo, pode adicionar um botão Comprar da Shopify e incorporar ali um checkout, produtos, coleções ou até mesmo um carrinho de compras facilmente.
Se ainda não tem, no entanto, saiba que criar um blog para o seu negócio é uma boa estratégia para angariar visitantes e produzir conteúdo para a sua loja virtual, afetando até mesmo o desempenho de SEO.
Usar as redes sociais para otimizar suas vendas também é uma boa estratégia. Com o canal de vendas Instagram Shopping, por exemplo, você cria uma loja no perfil do Instagram e pode marcar os produtos da sua loja em posts e stories. É uma integração com o canal de vendas Facebook, que também tem canal de vendas disponível no Messenger, seu serviço de mensagens. Existem diversos outros canais de vendas online, como os marketplaces Amazon e Magazine Luiza.
IV. Pré-lançamento
Estamos quase lá!
Mas calma, antes é preciso verificar em detalhe e diretamente toda a estrutura do seu site. Confira se tudo está organizado, pois em todas as lojas virtuais, é importante garantir que cada vez que um cliente fizer um pedido, seja ele novo ou antigo, tudo vai correr bem.
Faça uma lista das várias tarefas que você vai ter nesse momento. Assuntos como frete e processamento de pedidos, formas de envio, política de troca e devolução, controle de estoque, notas fiscais, atendimento ao consumidor – tudo tem que ser avaliado, testado e verificado com cuidado conforme se aproxima a data de lançamento da sua loja virtual.
Outros conceitos precisam ser levados em consideração pelo lojista nesta fase. Não demore a definir seus indicadores-chave de desempenho para saber quais critérios de sucesso você precisa acompanhar ao lançar a sua loja, por exemplo. Pense também em como demonstrar confiança entre seus clientes e no nível de preços do seu produto.
Por fim, antes de abrir as portas da sua loja virtual, faça uma checklist básica de tudo o que você precisa fazer antes do dia D. Esse artigo vai ajudar você a completar sua lista.
V. Pós-lançamento
Conquiste seu primeiro cliente
Agora que você já lançou sua loja para o mundo, é hora de divulgar seus produtos, ou seja, investir pesado em tráfego segmentado. Se precisar de um incentivo, é só pensar nos milhões de consumidores que aguardam seus produtos e nos pedidos que eles vão fazer na sua loja virtual.
O marketing certo serve para promover vendas, mas acima de tudo, para conquistar novos consumidores. Uma estratégia interessante e bem pensada pode influenciar os principais canais de atendimento da sua loja, além de impactar no número de pedidos, avaliações de produtos, taxas de frete – ou seja, todo o seu comércio eletrônico.
Divulgue a sua loja
É bem provável que nesse período inicial você já tenha vendido alguns produtos. Porém, esse número ainda não é suficiente para um faturamento ideal.
Vamos aumentar o foco?
Fundamentos do e-mail marketing
O e-mail marketing é uma estratégia de publicidade que consiste no envio de mensagens via e-mail para clientes em potencial e aqueles já fidelizados. O objetivo dessas mensagens pode ser vender um produto, educar o consumidor ou expandir o alcance da sua marca.
O e-mail é uma ferramenta especialmente relevante no mundo do ecommerce, pois é utilizado para enviar mensagens transacionais e promocionais.
Tráfego gerado por redes sociais
O marketing nas redes sociais pode ajudar as lojas virtuais de inúmeras formas: gerando e aumentando tráfego e vendas, desenvolvendo consciência de marca, reunindo um público engajado, conectando sua marca com clientes existentes e clientes em potencial, funcionando como suporte e muito mais.
Uma estratégia básica de marketing para YouTube, por exemplo, pode ajudar você a criar a identidade da sua marca, mostrar seus produtos e se conectar com seu público de modo despojado e divertido.
Otimização para aumentar conversões
Você empreende há pouco tempo e está correndo atrás dos primeiros clientes ou comanda uma loja física com anos de experiência no mercado? Em ambos os casos, o valor da aquisição de clientes é inquestionável.
No entanto, muito lojista ainda não sabe como controlar suas vendas e expandir a atuação da sua empresa de forma contínua e lucrativa. Não pense na aquisição de clientes como uma consequência. Trata-se de um processo que envolve saber atrair novos consumidores, entender o custo envolvido neste esforço e prever quanto cada cliente vai gastar com o seu ecommerce.
Analytics para inspirar ações e decisões
Já falamos sobre a importância do SEO para o seu negócio, mas você já ouviu falar do Google Analytics? Se você está tentando lucrar com a sua empresa ou produtos, essa ferramenta pode ser um aliado poderoso.
Os insights gerados por ele exibem informações valiosas sobre o seu site, os visitantes e as cidades ou países desses visitantes. E o melhor de tudo é que você pode usar essas informações para encontrar novos clientes e aumentar a conversão da sua loja virtual.
Gostou?
A jornada só está começando
Abrir um ecommerce é empolgante, mas também é desafiador. Você vai aprender rapidamente muitas coisas. Como escolher um produto, validar sua viabilidade, como produzi-lo, como abrir uma loja virtual, como divulgar e vender seus produtos para clientes novos. Embora tudo pareça um quebra-cabeça interminável, é um processo muito gratificante.
Não perca tempo e aproveite cada pedacinho dessa jornada!
Perguntas frequentes sobre os primeiros passos para começar um negócio
Como começar a empreender na internet?
Quero montar uma loja virtual, o que vender?
Como elaborar um plano de negócios?
Quais são as principais técnicas de SEO para e-commerce?