A-Z do Facebook Ads
O ABC dos anúncios do Facebook
Um glossário completo e guia para a plataforma de publicidade PPC mais popular do mundo
Aprender como veicular anúncios pode ser entediante. Mas não precisa ser assim. Na verdade, pode ser divertido. Como aprender seu ABC. Fácil como 1-2-3, lembra?
Hoje, vou abordar os termos essenciais usados em torno dos anúncios do Facebook. Ao final deste guia, você terá uma ótima ideia do que está fazendo e por onde começar.
A – Audience/Público
Você não precisa de um guia para lhe dizer qual é o público essencial para todo marketing que sua empresa faz. Sua audiência vai moldar tudo o que entrará em seus anúncios.
B – Budget/Orçamento
Seu budget é o que você deseja gastar com seus anúncios do Facebook durante um determinado período (ou seja, 30 dias) ou diariamente até que seja interrompido.
C – CTA/Call to Action/Chamada para ação
A frase de chamariz é essencialmente o propósito de seus anúncios. Existem muitos CTAs, mas os mais populares com anúncios FB são:
- Siga / curta minha página
- Clique no meu link e inscreva-se no meu webinar / curso gratuito
- Clique no meu link e obtenha uma cópia gratuita do meu livro / lead magnet
D - Demografia
O Facebook mantém uma grande quantidade de dados sobre cada um de seus usuários, e você pode ajustar seus anúncios para atingir apenas seu público ideal. Mas para fazer isso, você precisa manter uma lista de verificação de dados importantes sobre quem é esse público-alvo ideal.
E - Engajamento
Engajamento em termos de Facebook são pessoas realizando certas ações em seus anúncios - que podem ser curtir seu anúncio, compartilhá-lo, clicar nele e comentar sobre ele.
F - Frequência
A frequência é uma das muitas métricas que você pode visualizar em seus anúncios e representa a frequência com que seu público-alvo viu aquele anúncio. A métrica é medida em um número. Aqui está o que você deve fazer dependendo do número:
0,01–1 = Mantenha seus anúncios em exibição. Nem todas as pessoas em seu público foram alvejadas pelo anúncio ainda;
1–3 = Este é o tempo normal de que alguém precisa para ver um anúncio antes de agir. Portanto, nesta fase, não há ação. No entanto, quanto mais próximo de 3 o anúncio fica, você precisa estar preparado para o que acontece a seguir.
3–5 = Depois de 3 vezes, as pessoas começarão a se cansar de ver seu anúncio. Se seus resultados estão começando a piorar, desligue seu anúncio e comece um novo. No entanto, se o seu anúncio ainda estiver apresentando um bom desempenho, continue.
5+ = A esta altura, seu público deve estar cansado de ver seus anúncios e você não deve obter nenhum resultado com isso - então, definitivamente, você deve desligar o anúncio agora.
G - Gol
Quando você cria uma nova campanha de anúncios do Facebook, a primeira coisa que lhe é perguntada é qual é o seu objetivo. Haverá uma série de objetivos diferentes, incluindo fazer vendas, obter visitas a seus sites ou criar engajamento em seu conteúdo.
H – Headline/Título
Headline é uma pequena parte do texto que você pode incluir em todos os tipos de anúncio, além da caixa de texto principal. O título é posicionado de forma que se destaque mais do que a caixa de texto principal e é ótimo para resumir o texto do anúncio e a frase de chamariz em poucas palavras curtas e rápidas.
I - interesses
Os interesses são outro lote de informações que o Facebook tem sobre seus usuários, junto com a demografia abordada em D.
Combinar interesses com dados demográficos tornará seus anúncios muito mais eficazes, obtendo tráfego de alta qualidade que é perfeitamente adequado para seus produtos e serviços.
A lista de interesses é enorme e continua a ser adicionada, mas alguns exemplos incluem:
- Tony Robbins - ótimo se você tiver produtos de autoaperfeiçoamento e mentoria;
- Compre para alugar - ótimo se você estiver investindo em propriedades e, em particular, comprando propriedades para alugar;
- Lojas online - perfeito se você administra uma loja de comércio eletrônico no shopify ou em outras plataformas.
J - Junção (aplicável ou não)
Como você sabe, uma Junção é onde existem dois ou mais caminhos para alguém seguir - e essa pessoa escolherá qual caminho é melhor para ela e seus objetivos, e o seguirá.
É importante fazer o mesmo com seus anúncios do Facebook. Você pode fazer o melhor trabalho ao determinar seu público, visando apenas as melhores pessoas para eles. Mas, infelizmente, nem todas as pessoas que visualizam seu anúncio aceitarão sua oferta e a ação que você deseja.
E mesmo se o fizerem, eles podem não estar em posição de gastar o dinheiro que você deseja que eles gastem mais tarde com suas ofertas.
Portanto, uma das principais tarefas dos seus anúncios é não apenas atrair as pessoas certas, mas também afastar as pessoas erradas.
K – Knowledge/Conhecimento
Um aspecto importante de qualquer anúncio do Facebook e fazer as pessoas aceitarem sua oferta é demonstrar claramente seu conhecimento e experiência.
Um parágrafo curto e simples em seu texto principal, como o exemplo abaixo, fará isso e, como resultado, fará com que seu anúncio tenha um desempenho muito melhor.
Exemplo:
Com mais de 3 anos de experiência na execução de anúncios do Facebook no valor de R$ 1.000.000 para clientes em nichos incluindo comércio eletrônico, educação, propriedade e marketing, eu sei o que é preciso para gerenciar com sucesso campanhas de grande escala e criar níveis incomparáveis de custo por conversão.
L - Lookalike e Públicos personalizados
Essas são maneiras adicionais de direcionar suas pessoas ideais juntamente com dados demográficos e interesses já abordados em D&I.
Públicos-alvo personalizados são essencialmente uma lista de endereços de e-mail que você deseja segmentar. Por exemplo, se você tem uma lista de 20.000 pessoas e deseja exibir anúncios para promover seu novo produto, pode fazer upload da lista e promover apenas para elas.
Normalmente, você verá uma taxa de conversão mais alta de públicos-alvo personalizados em comparação com públicos-alvo demográficos e com base em interesses, porque essas pessoas já o conhecem.
Para tornar isso ainda mais forte, você também pode executar listas semelhantes. É essencialmente aqui que você fornece ao Facebook uma lista de pessoas que são seu público ideal, e o Facebook sairá e encontrará todos que tenham dados demográficos e interesses semelhantes aos deles.
M – Manuseio/Gestão
Uma coisa é criar uma campanha de anúncios no Facebook e colocá-la em execução. É outra a gestão. Muitas pessoas deixam dias entre a verificação do desempenho de seus anúncios. Infelizmente, isso simplesmente não funciona. Você deve controlar todos os seus anúncios, garantindo que está obtendo os resultados de que precisa e escrevendo e criando novos anúncios para substituir os que não estão apresentando um bom desempenho.
N – News Feed Description
Conforme mencionado em H, o NFD pode ser usado para apoiar a mensagem principal do anúncio em algumas palavras curtas e rápidas. É importante observar, no entanto, que isso não está disponível em todos os tipos de anúncio.
O - Otimizar
O é para Otimização - minha palavra favorita no mundo! Por quê? Porque por sua própria definição permite possibilidades infinitas.
Otimização é a ação de fazer o melhor ou mais eficaz uso de uma situação ou recurso.
E com os Anúncios do Facebook, a arte da otimização pode permitir que você maximize seus lucros, vendas e conversões de forma consistente. Não é isso que todo mundo quer?
P - Plataformas e canais
Esses são locais essencialmente diferentes em que seus anúncios podem ser exibidos.
As plataformas incluem o próprio Facebook, Messenger e Instagram.
Os canais incluem bate-papo do Messenger, o lado direito do feed de notícias do Facebook e entre as postagens do feed de notícias.
Exibir anúncios para cada um deles renderá resultados variados, dependendo da preferência do seu público. Portanto, teste -> avalie -> otimize todos eles!
Q - Qualidade
Por qualidade, quero dizer a qualidade das informações que você está fornecendo. Se você ainda não sabe, o marketing em muitos nichos exige um investimento inicial para capturar os dados de alguém antes que você possa vender para eles. Um exemplo disso seria distribuir um documento (muito parecido com o que você está lendo) de graça para capturar os detalhes de uma pessoa.
Junto com o custo de produção do documento, você também tem seus gastos com publicidade. Mas a chave neste estágio inicial é fazer o brinde de qualidade tão grande que os leitores percebam o quão incrível você é. Isso os tornará muito mais fáceis de vender mais tarde.
R – Re-target
A nova segmentação tem outros nomes com os quais você está mais familiarizado, como abandonar o carrinho. Basicamente, é a segmentação específica de apenas pessoas que visitaram suas páginas, mas saíram sem realizar a ação desejada.
O redirecionamento é uma campanha obrigatória de anúncios do Facebook, pois permite que você obtenha um maior retorno sobre seus anúncios. Em vez de segmentar pessoas que nunca ouviram falar de você, você está segmentando apenas aqueles que já estiveram em seu site pelo menos uma vez.
S – Scale/Escala
Escalonamento é quando você aumenta lentamente seus gastos com publicidade para aumentar seus resultados gerais quando você sabe que tem anúncios que apresentam um bom desempenho de forma consistente. Isso foi brevemente abordado no Orçamento acima, mas é importante mencionar o seguinte:
É muito tentador aumentar seus anúncios em três ou mais vezes quando você os exibe a um custo por conversão com o qual você está satisfeito. Mas o segredo do dimensionamento é que você precisa fazer isso aos poucos. Seus anúncios podem ter um ótimo desempenho nesse nível, mas se você investir mais dinheiro nisso de repente, poderá descobrir que seu custo por conversão ultrapassa facilmente o orçamento.
T - Texto
Os anúncios do Facebook são amplamente compostos por uma caixa de texto principal. Se você conseguir fazer com que seu público preste atenção em seu anúncio por meio de excelentes recursos visuais e vídeos (consulte V), a próxima etapa que eles farão é ler seu Texto.
Independentemente de qual seja sua oferta e apelo à ação, o seu texto deve sempre incluir estes elementos-chave:
Uma forma de qualificar as pessoas certas para sua oferta (veja J Junção)
Sua experiência e conhecimento (ver K)
Call to action (ver C)
Um URL em que você deseja que eles cliquem (consulte U a seguir)
Essas quatro partes, na ordem mostrada, normalmente renderão as conversões mais altas de qualquer outra combinação de texto em seus anúncios.
U - URL
URL é o link que você deseja que as pessoas acessem depois de clicar em seu anúncio. Este link será mostrado visivelmente em seu anúncio, então você precisa ter uma aparência profissional e seguro para clicar - por exemplo, richst.com.br
Um URL inválido seria algo como: www.omarketeiro.info/Arkfo23/googly:aff909
V - Visuais e Vídeo (para compensar o X que falta)
Os recursos visuais e os vídeos constituem a parte mais significativa do seu anúncio. O trabalho deles é fazer com que as pessoas parem de rolar o feed de notícias e prestem atenção ao seu anúncio lendo o texto.
Como em todos os aspectos dos anúncios do Facebook, você deve primeiro considerar o que seu público ideal deseja ver neles - para alguns serão imagens, outros preferirão vídeos. E se você não tiver certeza de qual, teste os dois e descubra!
Sua escolha aqui também dependerá da sua CTA - por exemplo, se você estava anunciando um evento gratuito, um vídeo mostrando um evento anterior pode funcionar bem. Ou uma imagem de um evento anterior também!
Se você tem uma marca forte e as pessoas a reconhecem, imagens / vídeos mostrando sua marca também podem funcionar bem.
Se você estiver vendendo um produto específico diretamente de seus anúncios, por exemplo, um livro, as imagens desse livro podem servir bem.
Lembre-se de que você precisa fazer com que as pessoas leiam seu anúncio, não o ignorando junto com os milhares de anúncios que cada pessoa encontra todos os dias de sua vida.
W – Why/Por quê?
Por que seu público deveria reservar um segundo de sua vida agitada para ver seus anúncios? O que há para eles? Você realmente vai ajudá-los de alguma forma ou só quer o dinheiro deles?
Você precisa fazer essas perguntas a si mesmo e implementar as respostas em seus anúncios. O texto, a imagem e a frase de chamariz devem estar focados nisso. Faça valer a pena, e eles pagarão muito no futuro.
Y significa Yield - em outras palavras, taxa de conversão.
Esse é o número de pessoas que realizarão a ação que você deseja que entre o total de pessoas que visualizam seus anúncios. Por exemplo, se você publicou um anúncio para 1.000 pessoas e quis que elas comprassem seu livro, e 100 o fizeram, sua taxa de conversão seria de uma em dez, ou 10%.
Z - Zoom
Por último, mas não menos importante, Z é para zoom. Como eu cobri em O para Otimização, um elemento-chave do processo de anúncio do Facebook é medir seus resultados - para que você aprenda o que funciona melhor e continue usando isso.
Para medir, você precisa ampliar profundamente seus anúncios. Existem vários componentes de anúncios do Facebook e você precisa ampliar profundamente cada um para testá-los, medi-los e otimizá-los.