O Mapa Rich de Mercado da Economia dos Criadores de Conteúdo
Qual é a economia do criador? É definido como a classe de negócios construída por mais de 50 milhões de criadores de conteúdo independentes, curadores e construtores de comunidade, incluindo influenciadores de mídia social, blogueiros e videógrafos, além do software e ferramentas financeiras projetadas para ajudá-los com crescimento e monetização.
As três principais tendências na economia do criador são:
- Criadores movendo seus principais fãs das redes sociais para seus próprios sites, aplicativos e ferramentas de monetização
- Criadores se tornando fundadores, construindo equipes e reunindo ferramentas para ajudá-los a iniciar negócios enquanto se concentram em sua arte
- Os criadores ganham poder no ecossistema de mídia à medida que os fãs buscam se conectar com personalidades individuais, em vez de editores sem rosto
Mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo se consideram criadores, apesar da economia criadora ter nascido há apenas uma década. Tornou-se o tipo de pequena empresa de crescimento mais rápido, e uma pesquisa descobriu que mais crianças americanas querem ser uma estrela do YouTube (29%) do que um astronauta (11%) quando crescerem.
Assine o boletim informativo da Rich para obter os nossos guias de marketing e buzz
Criamos ferramentas construídas para ajudar os influenciadores, portanto, seja você um criador em busca de ajuda, um fundador identificando oportunidades ou um investidor em busca do próximo foguete, este mapa de mercado lhe dará uma visão ampla e profunda do ecossistema do criador. Prometo que os próximos 10 minutos de sua leitura não serão interrompidos por anúncios. Não é necessária uma assinatura premium.
Usando plataformas como YouTube, Instagram, Snapchat, Twitch, TikTok, Substack, Patreon e OnlyFans, os criadores de conteúdo podem ganhar dinheiro por meio de:
- Participação na receita de publicidade
- Conteúdo patrocinado
- Posicionamento de produto
- Gorjeta
- Assinaturas pagas
- Vendas de conteúdo digital
- Mercadoria
- Menções
- Eventos ao vivo e virtuais
- Encontros VIP
- Fã-clubes
Então, como a criação cresceu tão rapidamente? Houve uma mudança na consciência da sociedade no sentido de se preocupar mais com a sensação de realização em nossos empregos, de ter controle sobre como gastamos nosso tempo e de ser nosso próprio patrão. Os fãs veem os criadores fazendo o que amam para viver e aspiram seguir aquele caminho que nunca leva a um cubículo.
Enquanto isso, câmeras melhores em telefones, telas maiores, redes móveis mais rápidas e redes sociais voltadas para o criador estimularam um ponto de inflexão para a indústria. Agora, tudo o que você precisa para entrar no clube de criadores é um telefone, uma ideia e a vontade de ser julgado por estranhos. Simples? Não exatamente. Isso lhe garantirá 12 visualizações (talvez 15 se você tiver muitos primos). E nem sonhe com negócios de marca. Para ter sucesso, os criadores precisam ser contadores de histórias incríveis, trabalhadores implacáveis e líderes de suas comunidades de fãs.
Felizmente, muitas empresas foram criadas para apoiar os criadores, especialmente os 2 milhões de pessoas capazes de fazer uma carreira em tempo integral (imagine todas as ferramentas e infraestrutura necessárias se toda a população de Fortaleza se tornasse YouTubers )
Assine o boletim informativo da Rich St para obter os nossos guias de tendências de marketing e buzz
Quantos criadores existem?
Aqui está nossa análise de TAM (mercado total endereçável) ascendente, que adiciona até 50 milhões de criadores:
- Criadores profissionais individuais (~ 2 milhões +) - Criação de conteúdo em tempo integral
-
- YouTube: dos 31 milhões de canais no YouTube, cerca de 1 milhão de criadores têm mais de 10 mil assinantes ( fonte )
- Instagram: de 1 bilhão de contas no Instagram, cerca de 500 mil têm mais de 100 mil seguidores e são considerados influenciadores ativos ( fonte )
- Twitch: Dos streamers 3M no Twitch, ~ 300K têm status de Parceiro ou Afiliado ( fonte )
- Outros: incluindo músicos, podcasters, escritores, ilustradores etc. totalizam aproximadamente 200 mil
- Criadores Amadores Individuais (~ 46,7 milhões) - Monetização da criação de conteúdo em tempo parcial
-
- YouTube: Dos 31 milhões de canais no YouTube, ~ 12 milhões têm entre 100 a 10 mil assinantes ( fonte )
- Instagram: de 1 bilhão de contas no Instagram, cerca de 30 milhões têm entre 50 e 100 mil seguidores ( fonte )
- Twitch: Dos streamers 3M no Twitch, ~ 2.7M não são parceiros ou afiliados
- Outros: incluindo músicos, podcasters, escritores, ilustradores, talvez um total de ~ 2 milhões <
Estado da economia criadora: uma breve história
Antes de mergulharmos em todos os tipos de ferramentas, é importante entender a evolução da economia do criador, que pode ser dividida em 3 camadas distintas que se complementam.
- Camada 1: Plataformas de mídia fundamentais. Desde o final dos anos 2000, testemunhamos o nascimento de plataformas como YouTube, Instagram, iTunes, Spotify e, mais recentemente, Snapchat, Twitter, Medium, Twitch, TikTok, etc. As plataformas ajudam os criadores a serem descobertos e estabelecer um público, investindo pesadamente em suas recomendações e algoritmos de curadoria - eles resolveram o problema de distribuição para os criadores. Os criadores não estavam mais à mercê de grandes produtoras que decidiam qual conteúdo produzir e quem seria o público. Essas plataformas contribuíram para o surgimento de redes multicanais como Maker e Fullscreen. Eles agregaram criadores e os equiparam com ferramentas de desenvolvimento de público antes de serem comprados por centenas de milhões, enquanto novas redes como Brat TV e Tastemade emergiam. As plataformas também exigiam a criação de ferramentas de edição multimídia que ajudassem os criadores a refinar seu conteúdo. Mas as plataformas nem sempre têm os melhores interesses dos contribuidores de conteúdo em mente, então os criadores inteligentes aprendem a promover e diversificar sua presença em diferentes aplicativos para minimizar o “risco da plataforma”. Dessa forma, eles não ficam vulneráveis ao declínio de uma plataforma, mudança de prioridades, remoção de recursos ou redução de oportunidades que podem prejudicá-los, o que é conhecido como “chicotada da plataforma”.
- Camada 2: Monetizando o Alcance do Influenciador. Depois que os principais criadores construíram um público estabelecido que confiava no que eles tinham a dizer, as marcas começaram a reconhecer o retorno sobre o investimento de criadores de conteúdo pagos para aproveitar seu alcance na plataforma para anunciar produtos e serviços. Enquanto algumas plataformas dividem a receita de anúncios tradicionais com os criadores, outras deixam para os criadores de conteúdo descobrir como monetizar, levando ao aumento do conteúdo patrocinado e de empresas como a Rich St, que intermediou os negócios. Existem agora centenas de empresas neste espaço, incluindo agências influenciadoras, mercados de patrocínio, empresas de representação de talentos e muito mais. De acordo com Mediakix, o atual influenciador de marketing da TAM é de aproximadamente US $ 8 bilhões e deve crescer para US $ 15 bilhões até 2022, tornando-o um dos setores de negócios de crescimento mais rápido. O ideal é que os criadores trabalhem com patrocinadores que combinem com sua marca pessoal, e não sacrifique a qualidade do conteúdo para divulgar abertamente uma mensagem corporativa. No entanto, conforme o marketing de influenciadores se tornou mais comum e mais marcas começaram a pagar por ele, os influenciadores perceberam um padrão: a cada postagem paga, eles perderiam parte da confiança que estabeleceram com seu público, prejudicando seu engajamento e crescimento. O que nos leva à última onda de evolução dos criadores ...
- Camada 3: Criadores como empresas . É aqui que estamos hoje! Tendo desenvolvido fandoms que os seguem fora da plataforma, os criadores podem se tornar empresas completas com vários fluxos de receita além dos anúncios. As empresas chegaram para ajudar os criadores de conteúdo a ganhar dinheiro com a venda de produtos como conteúdo premium, mercadorias, livros / e-books, boletins informativos ou serviços de venda como engajamento de fãs, treinamento, consultoria, palestras etc. Isso permite que os criadores se concentrem em agradar seus maiores fãs e criar conteúdo de nicho mais exclusivo, em vez de buscar desesperadamente o maior público possível e criar um conteúdo mais genérico que atraia cliques.
Essencialmente, os criadores têm de equilibrar o potencial de distribuição de certas plataformas com o risco de se tornarem dependentes delas e monetizar ganhando um pouco de cada fã com o conteúdo principal para um grande público ou ganhando muito com conexões mais profundas para um público menor conjunto de fãs por meio de conteúdo de nicho.
A grande tendência que vemos aqui é que, com o tempo, os criadores estão se tornando mais diversificados em seus fluxos de receita e sendo financiados diretamente por seus fãs.
Os criadores deixaram de ser pagos por plataformas como o YouTube com participações na receita de anúncios em troca de trazer um público para as plataformas, para serem pagos por patrocinadores de marca no Instagram e Snapchat em troca de seu alcance a um público que acessam por meio das plataformas, para sendo pago por fãs por meio de patrocínio ou gorjeta ou comércio eletrônico em troca de entretenimento e comunidade além das plataformas.
Agora que já aprendemos a breve lição de história, vamos falar sobre subsetores específicos e empresas interessantes dentro deles! Também discutiremos os impactos do COVID-19, bem como nossa avaliação das oportunidades de investimento em cada um.
Camada 1: Nascimento das plataformas de mídia
Plataformas de mídia
Uma lista de todos os suspeitos do costume. Nenhuma explicação adicional necessária, certo?
- Vídeo / streaming : YouTube, TikTok, Twitch, Instagram Live, Facebook Live, YouNow, Vine, OnlyFans
- Fotografia / Design gráfico : Instagram, Snapchat, Pinterest, VSCO
- Música / Podcast : iTunes, Spotify, Pandora, Soundcloud
- Escrita : Twitter, Medium, Quora, Suback
Impacto do COVID-19? Grandes ventos favoráveis à medida que o envolvimento do consumidor no entretenimento aumentou. À medida que os usuários passam mais tempo nesses aplicativos, eles seguem mais criadores, consomem mais de seu conteúdo e ganham mais dinheiro para eles. Isso, por sua vez, pode aumentar a receita das plataformas e, ao mesmo tempo, tornar os criadores mais dispostos a pagar por ferramentas que os ajudem.
Avaliação de oportunidade
- Prós: uma vez que essas plataformas ganham força, elas podem crescer rapidamente graças à viralidade. Houve enormes resultados neste espaço.
- Contras: Mercado bastante saturado com vencedores em cada categoria já identificados. Difícil para os novos participantes, pois todos os participantes históricos têm fortes efeitos de rede.
Ferramentas de criação de conteúdo - sem redes
Algumas plataformas têm suas próprias ferramentas integradas de criação de conteúdo (ou seja, efeitos de vídeo TikTok e filtros de fotos do Instagram), mas existem muitas empresas que fornecem soluções pontuais para criar conteúdo aprimorado. Historicamente, as ferramentas de criação de conteúdo com redes sociais anexadas têm sido as mais bem-sucedidas financeiramente.
Uma exceção significativa é o gigante responsável neste espaço, Adobe Creative Cloud , que inclui o Photoshop e várias outras ferramentas famosas como Premier Pro e Illustrator. Em 2013, a Adobe mudou seu modelo de negócios da venda de licenças individuais de software ($ 1.300- $ 2.600 para o pacote completo) para a venda de uma assinatura ($ 52 / mês para o pacote completo). No entanto, a maioria dos clientes da Adobe são criadores de negócios (ou seja, pessoas que trabalham na equipe de marketing de alguma empresa), em oposição aos criadores individuais que publicam nas plataformas sociais.
Algumas plataformas fizeram aquisições para se tornar um destino "tudo-em-um" para descoberta, criação e monetização. Em 2017, o Spotify adquiriu a Soundtrap , uma desenvolvedora de software de produção musical, para que pudesse oferecer maneiras de fazer música em vez de apenas distribuí-la.
Hoje, é comum que os criadores reúnam várias ferramentas para editar e ganhar dinheiro com seu conteúdo, que depois compartilham nas redes sociais. Por exemplo, os criadores do Instagram podem financiar uma sessão de fotos com a Anitta, gravar no Snapchat, editar com inVideo ou Pixlr e postar no Instagram onde monetizam na plataforma com Grin ou Captiv8, ganham dinheiro fora da plataforma com Teespring e Cameo e rastreiam suas análises com Delmondo.
Uma análise das ferramentas de criação de conteúdo por tipo de mídia:
- Vídeo: Streamlabs 'OBS (Open Broadcaster Software), um aplicativo de código aberto para gravar vídeo transmitido ao vivo, ferramentas como inVideo e PlayPlay são ferramentas de edição de vídeo móveis e baseadas na web que ajudam os criadores a formatar seus vídeos em formatos compartilháveis socialmente no Instagram, Facebook, etc. Vochi é um editor de vídeo baseado em aplicativo que vai um passo além e faz efeitos de vídeo realmente legais. Outras ferramentas, como Kapwing, têm uma abordagem mais horizontal e ajudam na edição de vídeo, áudio e até mesmo GIFs. Apps como Trash e Quik edite automaticamente clipes de vídeo curtos com música para fazer mini-filmes que você pode compartilhar no Lixo ou em qualquer rede social. Os criadores estão até alugando quartos por hora no PeerSpace e no Breather para que tenham um lugar para gravar seus vídeos.
- Fotografia / Design gráfico: Affinity é uma empresa com sede no Reino Unido que tem desafiado o trono da Adobe. Por apenas US $ 50 por licença de acesso total, o Affinity oferece um editor profissional de fotos, design e layout muito mais acessível para os criadores. Outros editores de fotos de baixo custo baseados na web incluem Pixlr , PicMonkey e Fotor . Empresas como Canva e Snappa se concentram mais em ser editoras de design gráfico para todos os meios - panfletos, cartões de visita, brochuras, convites, fotos, etc. Além disso, há também empresas como a Piktochart que são feitos para design de infográfico. E, claro, Meitu e FaceTune permitem que os usuários alisem manchas, branqueiem seus dentes e até mesmo mudem o formato de seu rosto para parecer mais atraente. O Canva recentemente ganhou as manchetes com sua avaliação de US $ 6 bilhões, tornando-se indiscutivelmente uma das empresas de criação de conteúdo mais valiosas nos últimos anos. Surpreendentemente, toda a receita do Canva vem de indivíduos que fazem upgrade para uma assinatura premium, o que dá aos usuários acesso instantâneo a modelos de 60 mil (contra apenas 8 mil para o nível gratuito) e uma biblioteca de 60 milhões de fotos, GIFs, vídeos, gráficos etc. O que torna o Canva uma ferramenta 10 vezes melhor do que todas as outras é seu amplo baú de blocos de construção de design que facilitam a criação de algo bonito.
- Motion Photos : Além das duas maiores plataformas de criação de GIFs, Giphy e Gfycat , um novo tipo de formato de mídia, o “meme de vídeo”, está em ascensão. Confira Pinata , que deve lançar sua versão beta pública em breve.
- Música : Não existem muitas startups neste espaço, provavelmente porque é um mercado muito menor do que alguns dos outros formatos de mídia. Muitos artistas usam o GarageBand, que possui a maioria das funcionalidades básicas para criar música. Os profissionais podem adquirir uma licença de uma das várias grandes empresas legadas que vendem software de produção musical para download, como FL Studio e Ableton Live , ou recorrer à Splice para colaboração na produção musical e compra ou venda de amostras de áudio para uso em canções. Enquanto isso, a distribuição por meio de plataformas de streaming, marketing por meio de redes sociais, monetização por meio de plataformas de patrocínio, a morte de formatos físicos como CDs eliminou muitas das necessidades das gravadoras tradicionais.
- Podcast : um espaço importante, pois o formato de podcast se tornou mais popular nos últimos anos. Uma das empresas do portfólio da SignalFire , a RedCircle , ajuda os podcasters a alcançar novos públicos e monetizar seu conteúdo, conectando-os a marcas para oportunidades de publicidade. Outras empresas que ajudam na publicação de podcasts incluem PodBean , Megaphone , Buzzsprout e Anchor .
Impacto COVID? Grandes ventos favoráveis à medida que mais pessoas ficam em casa e se tornam criadores para fontes adicionais de renda ou os criadores existentes têm mais tempo para se dedicar às suas criações.
Avaliação de oportunidade de investimento
- Prós: ferramentas inovadoras que são adotadas pelos criadores podem se tornar virais nas redes sociais.
- Contras: a Adobe é uma grande incumbência neste espaço com efeitos de rede claros (tornou-se um padrão de tipos de arquivo que permite o compartilhamento entre os criadores). Soluções pontuais para criadores são difíceis de monetizar, a menos que tenha um ROI claro para o criador / produto que seja muito diferenciado e defensável.
Camada 2: Emergência do Marketing de Influenciador
Marketing de influência
Existem vários tipos de empresas neste espaço:
- Agências especializadas de marketing de influência. As marcas contratam essas agências para identificar influenciadores de alto desempenho para alcançar dados demográficos de público específicos, negociar contratos de influenciadores, manter comunicação consistente com influenciadores, lançar várias campanhas de canal cruzado e conduzir análises pós-campanha em profundidade, bem como avaliações de ROI. As maiores agências influenciadoras dedicadas incluem Mediakix , Pulse Advertising , WHOSAY e Everywhere. As marcas os contratam porque não têm conexões diretas com o talento de influenciadores ou equipes internas para trabalhar com eles. Mas, como essas agências são extremamente práticas e personalizadas, elas são muito caras tanto para as marcas quanto para os influenciadores.
- Plataformas e mercados de marketing de influenciadores. Para as marcas, essa é uma solução muito mais barata para acessar um grande banco de dados de influenciadores que podem ser filtrados. As plataformas normalmente cobram uma taxa de software como serviço mais uma taxa de participação em cada campanha. Embora as plataformas possam ter recursos de análise e relatórios integrados, a desvantagem é que as marcas normalmente não terão acesso aos maiores influenciadores, já que esses geralmente só trabalham com agências. O fornecimento se concentra principalmente em influenciadores de pequeno a médio porte, que podem não ter um alcance tão amplo e, portanto, ROI sobre os gastos com marketing. Algumas plataformas de marketing de influenciadores incluem Grin , Captiv8 , AspireIQ , Tapinfluence , Klear , The Shelf, CreatorIQ e Arthouse, onde as marcas podem definir um orçamento para suas campanhas e pesquisar o grande banco de dados de influenciadores que atendem aos seus critérios. As agências de talentos tradicionais de Hollywood, como CAA, UTA e WME, costumam fazer parceria com os gigantes do marketing influenciador para tornar suas celebridades convencionais disponíveis para as marcas. Plataformas como The Plug têm uma abordagem diferente, dando aos influenciadores o poder de escolher com quais campanhas eles desejam trabalhar. No entanto, os anunciantes em sua plataforma pagam apenas com base no desempenho (ou seja, se alguém baixar o aplicativo do anunciante). Ao contrário das campanhas de marca tradicionais, o pagamento do influenciador, neste caso, é diretamente proporcional ao ROI que eles geram para a marca. Plataformas comoA Pixlee ajuda as marcas a encontrar e selecionar automaticamente o conteúdo criado por seus usuários nas redes sociais, o que às vezes pode ser mais econômico e autêntico porque os espectadores sabem que o conteúdo foi gerado por um cliente existente. Alguns influenciadores vendem serviços criativos para conceituar e produzir conteúdo sem ter que enviar spam para seus seguidores, alguns se concentram no negócio de baixo esforço de venda de distribuição de conteúdo existente para seu grande público e alguns fazem as duas coisas.
- Ferramentas de CRM. Como os influenciadores se inscrevem em várias plataformas de marketing de influenciadores e geralmente têm vários contratos de marca em andamento simultaneamente, as ferramentas de CRM desenvolvidas especificamente para influenciadores como Tubular Labs , MoeAssist e CloutJam surgiram recentemente para ajudar os influenciadores a gerenciar seu fluxo de trabalho.
Impacto COVID? Pequenos ventos favoráveis, já que as empresas e as marcas não podem fazer filmagens profissionais pessoalmente, estão chegando aos criadores de conteúdo gerado pelo usuário, mas outras marcas interromperam amplamente os esforços de marketing para economizar dinheiro.
Avaliação de oportunidade de investimento
- Prós: há uma oportunidade de construir um negócio grande e escalável no segmento de plataforma / mercado, visto que o marketing da marca ainda é a forma número 1 de os criadores de conteúdo gerarem receita. Quem será o marketing influenciador da DoubleClick
-
Contras: não houve nenhum resultado importante neste espaço, com a compra da Niche pelo Twitter e a aquisição da FameBit pelo Google variando apenas na casa das dezenas de milhões. Nossa hipótese é que existem várias razões pelas quais:
- Nenhuma dessas plataformas pode monopolizar o fornecimento - os influenciadores são incentivados a se inscrever no maior número possível. A defesa é uma questão chave.
- Os principais influenciadores trabalham com agências, não com plataformas / mercados. Essas plataformas geralmente capturam uma longa cauda de influenciadores de pequeno a médio porte.
- Todos os influenciadores têm personalidades distintas e, portanto, são difíceis de gerenciar - as plataformas não estão equipadas para isso.
Camada 3: Criadores como empresas
Com a longa cauda de influenciadores amadores de 50 milhões e crescendo rapidamente, há muito mais competição por negócios de marca entre os influenciadores, o que os força a buscar formas alternativas de gerar renda.
Plataformas de mecenato
Começamos explorando as várias plataformas de doação que permitem que os fãs façam doações para seus criadores favoritos. Existem algumas maneiras diferentes de isso acontecer:
- Financiamento Ad Hoc Baseado em Projetos. Estamos todos bastante familiarizados com as grandes plataformas de crowdfunding, como Kickstarter , Indiegogo e GoFundMe . Os criadores usam essas plataformas para publicar seus livros, quadrinhos, documentários, curtas-metragens, álbuns etc. Essas plataformas normalmente cobram uma taxa de 5% de aproveitamento.
- Financiamento com base em assinatura. O conceito de “assinar $ 10 / mês para seu criador favorito” foi criado por ninguém menos que Jack Conte e sua startup Patreon , com base na necessidade de apoio financeiro consistente para sua banda Pomplamoose e seu estúdio de produção de videoclipes. Mais recentemente, plataformas de mídia como Twitch e Youtube Channel Membership começaram a construir uma infraestrutura para que seus criadores cobrem uma taxa de assinatura diretamente em seus canais. Mas alguns criadores podem ficar incomodados se as plataformas constantemente tentarem fazer promoção cruzada de outros criadores de conteúdo para seus fãs, o que poderia aumentar a rotatividade de assinantes do primeiro criador.
- Conceito de jarra de ponta. Em vez de configurar uma doação recorrente para seu criador favorito, você também pode fazer doações únicas, o que é muito mais fácil para os fãs se envolverem. Plataformas como Ko-fi e Buy Me a Coffee dá aos criadores a plataforma para pedir aos fãs US $ 5 aqui e ali. Essas plataformas podem permitir que os criadores atinjam seu público máximo, não exigindo pagamento adiantado, ao mesmo tempo em que oferecem uma maneira para os fãs apoiarem voluntariamente o criador financeiramente. Algumas redes sociais maiores também oferecem maneiras de dar dicas aos criadores, especialmente durante as transmissões ao vivo, em troca de mensagens de seus streamers favoritos ou emblemas especiais e aumentar a visibilidade para outros fãs. Essa “economia de reconhecimento” pode permitir que os criadores se concentrem em fazer conteúdo de nicho projetado para fazer seus maiores fãs pagarem, e é vantajoso para as plataformas, pois eles podem ganhar uma parte enquanto atraem criadores sem muito trabalho.
Impacto COVID? Neutro líquido. A oferta aumentou porque o COVID encorajou muitas pessoas a se tornarem criadores para gerar fluxos de renda adicionais. Por exemplo, o Patreon adicionou 30 mil novos criadores em sua plataforma nos últimos 2 meses. Os usuários que ainda estão financeiramente estáveis estão abrindo seus corações e carteiras com pagamentos maiores para os criadores. No entanto, isso é parcialmente compensado por uma diminuição na demanda porque, à medida que o desemprego aumenta, mais pessoas cortam gastos discricionários em coisas como uma doação mensal para um criador.
Avaliação de oportunidade de investimento
- Prós: plataformas integradas como Twitch ou YouTube podem cobrar uma alta taxa de aceitação de 30-50% porque podem alavancar o envolvimento do consumidor que já possuem para fornecer aos criadores uma tonelada de valor na construção de um público.
- Contras: em contraste, as empresas autônomas têm uma baixa taxa de aceitação, normalmente de 5%, porque não agregam valor adicional e precisam se alinhar com os criadores. Dado que as maiores plataformas neste espaço têm menos de 500 mil criadores, uma taxa de retirada de 5% de uma média de doação de $ 10 / mês será difícil para construir um grande negócio.
O que mais os criadores podem vender?
- Vendendo o engajamento do fã. São plataformas que permitem aos criadores vender algum tipo de interação com um fã. Cameo fez manchetes chamativas neste espaço ao criar um mercado para os fãs pagarem por vídeos personalizados de celebridades. O sucesso de Cameo também pode ser atribuído à facilidade com que os criadores de conteúdo recebam US $ 50-100 para fazer um vídeo curto de 30 segundos, o que rapidamente os ajudou a aumentar sua oferta. Starsona tem uma abordagem ligeiramente diferente, permitindo que os criadores vendam todos os tipos de interações com os fãs - mensagens diretas 1: 1, perguntas e respostas, criar uma lista de reprodução para a sua festa, criticar uma fotografia, criar um toque, etc. Camelot permite que os públicos do YouTube e Twitch pague pelo que eles querem ver (ou seja, os fãs podem solicitar que os streamers “ganhem sem armadura”, “adicionem um monitor de batimentos cardíacos ao stream” ou “reproduzam um cover de Hey Jude”).
- Vendendo Cursos / Webinars Online. Plataformas como Kajabi , Teachable , Thinkific e Podia são construtores de cursos online com um conjunto completo de produtos que permite ao criador comercializar, engajar e monetizar seus cursos. Outras empresas como a Monthly curam seus próprios cursos conduzidos por criadores. Ferramentas como Lu.ma, Airsubs , Stream.club, Via.live, Reach.live e Mixly permitem que os criadores vendam o acesso a webinars através de meios de chat de vídeo como o Zoom. Eles são muito populares para criadores que têm uma habilidade valiosa para compartilhar, como pintura em aquarela , confecção de bolos ou produção de música eletrônica. Esses criadores geralmente constroem um grande número de seguidores em uma das plataformas de mídia social, compartilhando fragmentos de suas habilidades em vídeos ad hoc e, em seguida, redirecionando os alunos mais engajados para sua página de curso online separada.
- Venda de boletins / e-books. Substack permite aos redatores monetizarem seus boletins informativos. Ele permite que jornalistas e outros construam audiências independentes e estabeleçam uma taxa de assinatura para seus boletins. Os melhores escritores conseguem fazer $ 50-100k / ano com Substack. Tudo que você precisa é de 400 assinantes pagando $ 10 / mês ou 800 assinantes pagando $ 5 / mês. Um desses escritores importantes é Luke O'Neil e seu popular boletim informativo Hell World , onde ele relata o dia-a-dia angustiante da vida americana com um estilo único de fluxo de consciência.
- Venda de mercadorias. Os maiores jogadores neste espaço são Fanjoy e Teespring , que ajudam os criadores a vender roupas e se integram oficialmente ao YouTube, Instagram e Twitch. Outros incluem DFTBA , Represent e CrowdMade . Existem muitas outras empresas neste espaço que não se integram com as grandes plataformas como MerchLabs e Instaco . Embora os superfãs possam comprar mercadorias de vez em quando, muitas vezes não é uma fonte confiável de renda para os criadores porque não é algo que os fãs comprem repetidamente.
Impacto COVID? Tailwinds. Com o aumento da taxa de desemprego nos EUA, mais criadores estão recorrendo a essas plataformas para complementar sua renda.
Avaliação de oportunidade de investimento
- Prós: as empresas que podem construir um modelo de negócios robusto em toda a economia do criador devem ajudar os criadores a gerar renda adicional.
- Contras: Será necessário examinar o modelo de negócios caso a caso. Por exemplo, a venda de mercadorias tornou-se commoditizada e realmente difícil de escalar como um negócio, visto que é muito intensivo em termos operacionais.
Ferramentas de envolvimento da comunidade
Várias startups acreditam que aumentar o engajamento dentro da comunidade de fãs como um primeiro passo antes de direcioná-los para várias vendas é crucial para aumentar as taxas de conversão. A comunidade ajuda os criadores a coletar os números de telefone pessoais dos fãs, enquanto o DSM pode enviar mensagens aos fãs em diferentes plataformas de mídia social por meio de uma única porta, e a Zebra permite que os criadores construam um espaço comunitário dedicado para seus fãs. Essas plataformas visam criar um modo de comunicação mais direto ou eficiente do criador com seus fãs. O Vibely permite que os criadores criem “desafios” regulares para sua base de fãs, aumentando assim o envolvimento dentro da comunidade. Quarta Parede por outro lado, cria uma página de comércio eletrônico semelhante ao Shopify para os criadores e permite que eles enviem uma mensagem de vídeo personalizada aos fãs que fizeram uma compra.
Embora todas essas ferramentas tenham sido adotadas substancialmente pelos criadores até o momento, a forma como ajudam os criadores a monetizar uma comunidade mais engajada é por meio da venda de mercadorias, que, conforme discutido anteriormente, não é a fonte de renda mais confiável.
Ferramentas de gestão financeira
À medida que os criadores começam a diversificar sua receita e se tornam mais como pequenas e médias empresas, eles precisarão de mais ferramentas para ajudá-los a administrar suas finanças. Os criadores também não se adaptam bem à infraestrutura bancária existente porque são muito difíceis de serem subscritos pelos bancos - eles não têm W2s e, em vez disso, têm muitas fontes de receita que são imprevisíveis. SignalFire investiu recentemente no Karat , uma solução bancária para criadores. Karat dá aos criadores a capacidade de agregar todas as fontes de receita em uma única plataforma, oferece suavização de receita para criadores em uma base semana a semana e fornece empréstimos instantâneos com base na receita futura previsível.
Os criadores são os novos fundadores
Estamos em um ponto de inflexão na história em que se tornar um criador profissionalizado é um dos empregos mais desejados. Os criadores tornam-se criadores porque adoram criar. À medida que aumentam seu público e expandem seus canais de receita, o fardo de gerenciar o dia-a-dia de seus negócios fica mais pesado. As startups que irão dominar o próximo estágio desta evolução são aquelas que se concentram em capacitar os criadores para monetizar continuamente enquanto se mantêm focados no que eles já amam - a criação de conteúdo.
Ser um criador hoje requer evoluir de artista para fundador. O trabalho passou a abranger gerenciamento de produto, design, envolvimento da comunidade, comércio eletrônico e ciência de dados, além de ser um artista. Você tem que construir uma equipe de especialistas e fornecedores para ajudá-lo a gerenciar as ferramentas para construir um negócio diversificado entre plataformas.
Mas com essa diversificação vem a resiliência. Os criadores se tornam menos vulneráveis a mudanças nas prioridades dos gigantes da tecnologia ou de seus algoritmos por terem uma relação direta com seus fãs. Cada criador pode reunir um equilíbrio diferente de fluxos de receita para combinar com seu estilo, não importa o nicho. Essa é uma grande vitória para todos, porque os criadores que atendem a cada um de nossos interesses esotéricos podem construir uma carreira sustentável. Em vez de sit-coms do horário nobre apenas homogêneos e de menor denominador comum, temos o conteúdo sintonizado com cada subcultura do arco-íris. Agora existem criadores suficientes para apoiar todo um ecossistema de startups ajudando-os a transformar sua paixão em sua profissão.
Assine o boletim informativo da Rich St para obter guias de tendências de marketing e buzz